Lexicon A-F

Abortados (Neverborn): aparentados aos Yozis, os Abortados são aqueles Primordiais que foram mortos pelos Exaltados, em um tempo anterior à historia. Em agonia, eles criaram o Submundo, onde eles dormem eternamente em seus enormes sepulcros, observando o vácuo e sonhando com o dia em que toda existência se unirá a eles na morte.

Anátema: termo usado pelos adeptos da Ordem Imaculada para demonizar os Exaltados Celestiais. De acordo com os ensinamentos Imaculados, os Exaltados Solares, Lunares e Abissais são indivíduos que servem de condutores para poderes de espíritos malignos. Suas almas, eternamente manchadas por poderes negros, devem ser destruídas antes que eles possam usar esse poder para destruir a Criação. Esta doutrina é uma crença praticamente inquestionável em toda Ilha Abençoada e em qualquer lugar dominado pelos Draconianos. Apesar de o povo do Limiar sob domínio Imperial ser forçado a prestar serviços aos Imaculados, poucos limiares aceitam a doutrina Imaculada sem questionamentos. Se sua existência fosse de conhecimento publico, os Exaltados Siderais provavelmente também seriam considerados Anátemas.

Anima: uma aura normalmente invisível que envolve todas as coisas vivas. Quando um Exaltado usa Essência, essa Essência muitas vezes transborda para sua anima tornando-a visível. Conseqüentemente, qualquer Exaltado que utilize uma grande quantidade de Essência será, muitas vezes, envolvido por uma brilhante manifestação de poder, visível a quilômetros de distancia.

Artefato: um objeto imbuído de magia e geralmente forjado por materiais mágicos. Muitos artefatos criados na Primeira Era foram perdidos ou destruídos. Aqueles que ainda existem são ambiciosamente cobiçados nos dias de hoje.

Aspecto: muitos Exaltados são divididos em Castas, mas alguns são conhecidos por seus Aspectos. Comumente atribuído a Draconianos, um Aspecto aponta para a natureza do poder de um Escolhido, em como se manifesta e como se comporta, bem como molda a aparência e a personalidade de um Exaltado. Um Draconiano do Aspecto do Fogo pode ser um guerreiro agressivo ou um estadista efusivo. Pode ser ruivo, e um pouco de fumaça pode sair de sua boca quando estiver em fúria. Escolhidos que compartilham de um mesmo Aspecto tem personalidades comuns de uma forma muito mais branda do que aqueles que compartilham de mesma Casta, de forma que dois Escolhidos de um mesmo Aspecto podem ter papéis e responsabilidades completamente diferentes.

Caçada Selvagem: uma Caçada é um grupo de Draconianos calejados de batalha, formada tanto a partir da Ordem Imaculada quanto de outras forças militares do Reino, com o objetivo expresso de caçar e eliminar Anátemas. Com o desaparecimento da Imperatriz Escarlate, o efetivo da Caçada Selvagem começou a decair, uma vez que, agora, os Draconianos mais graduados da Caçada preferem permanecer na Ilha Abençoada a fim de prestar suporte às suas Grandes Casas na disputa pelo Trono Escarlate.

Casta: a predisposição em direção a certo papel ou obrigação, definida pelo Sol Indomável, no momento em que um mortal é Exaltado, tornando-se um Solar. As cinco Castas Solares são as seguintes:
Casta da Aurora: os líderes e capitães dos exércitos do Sol Indomável.
Casta do Zênite: os sacerdotes, profetas e místicos do Sol Indomável.
Casta do Crepúsculo: os sábios, feiticeiros e artesãos do Sol Indomável.
Casta da Noite: os espiões, assassinos e ladinos do Sol Indomável.
Casta do Eclipse: os diplomatas e burocratas do Sol Indomável.
As três castas Lunares são as seguintes:
Casta da Lua Cheia: contam com seu grande talento físico bruto para responder aos desafios e inimigos da Criação; são os guerreiros entre guerreiros, certamente, mas também atletas, sobreviventes calejados e capazes de prosperarem ambientes considerados inabitáveis.
Casta da Lua Crescente: contam com a astúcia, artimanha, carisma e um arrebatador magnetismo animal para superar seus inimigos e pegar o que querem da vida; o que não conseguem intimidar com sua pura majestade eles cegam e enganam com mentiras e confusão.
Casta da Lua Nova: esses místicos contam com a inteligência e a sabedoria para superar seus oponentes e resolver os desafios do mundo como as charadas que são. Luas Novas retiram o poder do espírito e do sentido das coisas, e são os grandes feiticeiros dos Lunares.

Charm (Encanto): uma forma de manipulação de Essência, que a focaliza diretamente em uma habilidade do individuo. Encantos permitem a um Exaltado realizar feitos sobre-humanos e compreendem a forma mais básica de magia que os Exaltados podem usar. Os Encantos dos Exaltados são tão diferentes quanto os poderes e naturezas de seus patronos divinos. Solares expressam, por meio de seus Encantos, a natureza invencível, inexorável, do Sol Indomável; enquanto que os Lunares manifestam a ferocidade, a forma e as armas das grandes feras da Criação.

Cinco Damas, as: estas cinco divindades estão em segundo lugar na escala de poder dos deuses, abaixo apenas do Sol Indomável (embora Luna seja considerada de igual
poder). As Damas são: Mercúrio, a Dama das Jornadas; Venus, a Dama da Serenidade; Marte, a Dama das Batalhas; Júpiter, a Dama dos Mistérios; e Saturno, a Dama dos Desfechos.

Círculo: um círculo é um grupo de Exaltados que agem juntos por juramentos de lealdade ou por necessidade mutua. Muitos círculos atuais são meramente renovações de círculos formados na Primeira Era. Independentemente de qualquer causa, a maioria dos Solares irão encontrar-se como parte de um Círculo em algum ponto de suas vidas.

Criação: o mundo de Exalted e tudo que existe nele. A Criação é um mundo plano flutuando em um mar de caos denominado Wyld. Na Primeira Era, uma grande civilização tomava conta de toda a Criação, mas, na decadente Era das Lamentações, cidades-estado despedaçadas confrontam-se para sobreviver, enquanto sofrem sob a opressão do Reino.

Culto dos Iluminados, o: um culto devotado a adoração dos Radiantes, salvadores místicos que, segundo profecias, liderariam o homem comum a uma nova era de ouro. A Facção de Ouro dos Exaltados Siderais secretamente encorajou a divulgação do Culto por toda a Criação, e agora a utiliza para atrair Exaltados Solares recém-descobertos para sua proteção e influência, enquanto a Ordem Imaculada lhes denominam hereges e buscam eliminá-los.

Daiklave: a arma tradicional dos Exaltados, cada daiklave é uma espada artefato única, normalmente bem maior do que o normal, forjada com materiais mágicos e imbuída com uma Essência única, pela qual seu empunhador pode vir a aprender a conjurar Evocações. Existem outros tipos de armas artefatos, como as Direlances, Grimscythes e Powerbows, mas as daiklaves são as mais icônicas e mais famosamente citadas nas discussões sobre os arsenais de guerra dos Escolhidos.

Demesne: um lugar onde as linhas do dragão da Criação se reúnem como um redemoinho e formam um nexo de poder mágico. Esses lugares concentram quantidades
absurdas de Essência, que podem ser colhidas por aqueles que sabem como fazê-lo. Exaltados tipicamente erguem Manses sobre esses lugares para guardar seu poder.

Demônio: espíritos de estranha magnitude e mortal sagacidade, os demônios são os inimigos jurados dos Exaltados. São os inúmeros habitantes de Malfeas e servos dos Yozis. No entanto, estão aprisionados em serviço aos Exaltados devido a um juramento que fizeram há muito tempo atrás. Um demônio que esteja sob o domínio místico de um Exaltado é incapaz de fazer mal a seu mestre, direta ou indiretamente, mas é capaz de forjar maquinações perversas a fim de levar seu mestre a ações que irão colocar sua alma Exaltada em perigo.

Deuses: deuses são espíritos de natureza imaterial de algum aspecto da Criação. Existem tantos deuses quanto coisas e conceitos, e poucos são significativamente poderosos para desafiar os Exaltados. Aqueles que representam conceitos universais habitam a Cidade Celestial de Yu-Shan, de onde olham para baixo com piedade ou desprezo para
seus irmãos Terrestres. Desde o fim da Primeira Era, os deuses têm tornado-se cada vez mais decadentes e omissos com relação aos seus deveres, muitas vezes exigindo adoração, além da Essência resultante disso, para realizarem seus deveres corretamente. A Ordem Imaculada tem empenhado-se, com relativo sucesso, em impor a ordem nestes deuses displicentes, mas, na verdade, é o recente retorno dos Legisladores que preocupa esses espíritos.

Dinastia Escarlate, a: termo coletivo usado para denominar os descendentes das 11 Grandes Casas que governam o Reino. Cada Casa pode traçar sua linhagem de volta até a própria Imperatriz Escarlate.

Dinástico: um membro da Dinastia Escarlate. Um Draconiano relacionado à Imperatriz Escarlate por descendência ou casamento. São a classe dominante do Reino.

Draconianos: nome mais comum dado aos Exaltados Terrestres.

Dragões Elementais: proles de Gaia, os Dragões Elementais são os senhores da Burocracia Terrestre, responsáveis por supervisionar sua hierarquia de espíritos. Como muitos deuses, os Dragões tornaram-se decadentes e auto-consumidos pelo tempo após o fim da Primeira Era. Os Dragões Elementais raramente indagam sobre o estado de seus domínios, e, com o passar dos anos, cada vez mais os espíritos Terrestres ignoram seus deveres e tornam-se mais independentes . A Ordem Imaculada venera os Dragões Elementais como Dragões Imaculados, a epítome do desenvolvimento espiritual, e como senhores da Criação.

Elemental: um Elemental é um espírito de natureza material de um dos cinco elementos: ar, terra, fogo, água e coração madeira. Trabalham para circular a Essência por toda a Criação. São criaturas físicas, que vivem no mesmo mundo dos homens e feras. A personalidade de um Elemental costuma refletir algum aspecto de seu elemento de origem. Apesar de muitos elementais serem bastante poderosos, eles são considerados inferiores, comparados a muitos deuses como sendo poderes rústicos ou provincianos.

Espíritos: o termo “espíritos” engloba todos os seres de natureza semi-divina, sejam eles fantasmas, elementais ou deuses. Esse termo, porem, é mais amplamente usado para descrever qualquer dos deuses menores da Criação.

Essência: a pedra estrutural mais básica da Criação, a Essência é a energia que une todas as coisas e da qual brota toda a magia. Canalizar Essência é produzir milagres, e o poder
dos Exaltados provêm da habilidade em fazer isso.

Exaltados Celestiais: denominação coletiva dos Exaltados Solares, Lunares e Siderais — assim chamados devido à natureza celestial de seus patronos. Embora seja incorreto englobá-los neste grupo, os Exaltados Abissais também são chamados de Exaltados Celestiais.

Exaltados: também chamados de escolhidos, são os campeões dos deuses que receberam poderes para confrontar os Primordiais no inicio dos tempos. Aos vitoriosos
Exaltados foi dada a custodia da Criação ao fim da Guerra Primordial. Os tipos de Exaltados de maior destaque incluem:
Exaltados Abissais: também chamados de cavaleiros da morte, esses Exaltados são os campeões dos Senhores da Morte e seus mestres Abortados. Os Exaltados Abissais surgiram apenas recentemente, sendo um reflexo negro do retorno dos Exaltados Solares, como uma parodia maligna de suas marcas de casta, animas e encantos.
Exaltados Lunares: são os poderosos e selvagens campeões de Luna. Os Lunares foram os companheiros dos Exaltados Solares, bem como seus guarda-costas e
comandantes de seus exércitos. Alguns Lunares fugiram para os ermos do Limiar após a morte dos Solares, ou foram mortos, ao longo do tempo, em batalhas fúteis em
nome de seus antigos companheiros. Atualmente, muitos destes guerreiros metamórficos vivem como bárbaros, culpando a queda dos Solares (ou mesmo sua inabilidade em salvá-los) pela degradação da civilização.
Exaltados Siderais: os Siderais são os campeões das Cinco Damas. Os Escolhidos das Damas são sábios e astrólogos dos Exaltados, bem como incomparáveis
artistas marciais. Foi a Grande Profecia dos Siderais que desencadeou a morte e a usurpação dos Exaltados Solares. Depois disso, os Siderais passaram a espreitar
nas sombras, manipulando não apenas o curso do Reino, como de toda Criação. Os Siderais se dividiram em duas facções, Bronze e Ouro, após um desentendimento sobre o destino dos Exaltados Solares há 1500 anos atrás. O recente retorno dos Solares serviu apenas para reviver o ciclo de hostilidades entre os dois grupos.
Exaltados Solares: também conhecidos como Legisladores, esses Exaltados são os campeões do Sol Indomável. Outrora mestres da Criação, os Solares foram traídos e destronados por seus conselheiros e soldados. Muitos Solares estavam impedidos de renascer até recentemente. A Caçada Selvagem foi organizada para exterminar estes poucos que acabam encontrando um meio de reencarnar.
Exaltados Terrestres: também chamados de Draconianos, são os campeões dos cinco Dragões Elementais. Pelo ultimo milênio e meio, foram os inquestionáveis senhores da Criação. A despeito de eles serem os mais fracos Exaltados em termos de poder, são muito mais numerosos. Outrora soldados dos Exércitos Exaltados que lutaram contra os Primordiais, os Terrestres, guiados pelos Siderais, mataram os Exaltados Solares e tomaram para si o comando da Criação.

Evocação: milagres despertados de certos artefatos, geralmente armas e armaduras, pelo elo criado entre o artefato e seu usuário. A natureza e pode de uma Evocação de algum artefato depende das circunstâncias de sua criação, dos materiais mágicos usados durante sua construção, suas relações com seu usuário, e a história de uso do artefato durante os séculos ou anos.

Fair Folk: termo usado para descrever os seres que vieram da Wyld, além dos pólos elementais. O amórfico Fair Folk, que se mantêm além das bordas da Criação, é hostil a todas as coisas que possuam forma e aspecto constante. Um grande numero de Fair Folk, porém, adquiriu forma ao entrar no mundo. A grande maioria destes seres é inimiga dos seres da Criação — caçando humanos e se alimentando de seus sonhos e esperanças, mas alguns poucos vivem entre os homens comuns como seus senhores ou simples cidadãos. Durante O Grande Contágio, suas Hordas marcharam em uma grande cruzada para por um fim na blasfema existência com forma. Eles teriam conseguido, se a Imperatriz Escarlate não tivesse sucesso em se apoderar das defesas mágicas do Reino para confrontá-los.

Fantasma: é uma alma humana que persiste após a morte, devido a algum vínculo de existência considerado mais importante que entrar no ciclo natural de reencarnação. Fantasmas são aberrações ao próprio curso da existência, e começaram a surgir desde a morte dos Abortados.

Feitiçaria: feitiçaria é uma forma de canalizar Essência mais sofisticada e exigente que os Encantos. Com um Encanto (Charm), um Exaltado focaliza Essência através de suas habilidades, enquanto que com um feitiço (Spell), ele focaliza através de sua própria vontade. Feitiços se caracterizam por três níveis de iniciação: Círculo Terrestre, Círculo Celestial e Círculo Solar. Feiticeiros também podem praticar a necromancia, mas o avanço em uma das artes inibe o desenvolvimento em outra.

Lexicon A-F

Crônicas de Exalted alyssonlago alyssonlago