Lexicon S-Z

Segunda Era: todo o período desde a Usurpação é marcado como a Segunda Era do Homem, quando mortais e Exaltados guerrearam em meio às ruínas das grandes civilizações da Primeira Era. Os sábios a chama de Era das Lamentações.

Segunda Inspiração: quando um bebê inala sua primeira inspiração, a alma entra no corpo dessa criança. Quando uma pessoa é Exaltada, o influxo de Essência divina é
bastante similar. Assim, a Exaltação é comumente chamada de segunda inspiração.

Senhor da Morte: qualquer um dos 13 reis fantasmas
do Submundo. Seus poderes, sua grande longevidade e inigualável conhecimento provém de seus mestres Abortados. Recentemente, alguns deles tornaram-se mais ativos na Criação, arregimentando legiões de mortos-vivos e liberando horrores dos confins da escuridão da morte. Sacerdotes eruditos e feiticeiros-reis, são os responsáveis pelo surgimento dos Exaltados Abissais. Os Senhores da Morte talvez sejam a maior ameaça à Criação nesta era.

Shogunato, o: a ditadura militar instaurada pelos Draconianos no despertar da Usurpação, que se esfacelou em face do Grande Contágio. O Shogunato foi marcado por uma batalha endêmica entre os daimyos draconianos e a catastrófica perda da magia da Primeira Era. Muitos sábios entre os Exaltados Terrestres defendem esse período como uma era de heróis e como sendo o responsável pelo desabrochar da cultura draconiana.

Sol Indomável, o: o maior de todos os deuses, o Sol Indomável, foi quem liderou os demais deuses na revolta contra os Primordiais. Seus campeões, os Exaltados Solares, comandaram as investidas na guerra que se seguiu. Ao fim da guerra, o Sol Indomável continuou aconselhando seus escolhidos no governo da Criação. Durante a Primeira Era, ele, furioso, virou sua face da Criação, decepcionado com os excessos cometidos pelos Solares. Após a morte dos Solares, seus templos foram demolidos e seu culto banido.

Solo Sombrio: um solo sombrio é uma área na qual constantes ou múltiplas mortes, possivelmente aumentadas por geomancia negativa, trouxeram os mortos para perto dos vivos. Esses lugares são sempre sinistros, assombrados por fantasmas famintos e espíritos malignos da Criação, atraídos para esses lugares pelo acúmulo de energia negativa no ambiente.

Stygia: esta é a maior cidade do Submundo e capital da ilha de mesmo nome. Embora tecnicamente seja governada por um par de eternos monarcas fantasmagóricos, Stygia é atualmente dominada pelos Senhores da Morte.

Submundo: é a terra dos mortos, um reflexo negro do mundo banhado pelo sol, governado pelos 13 Senhores da Morte. O Submundo é uma terra de longas sombras e vastos mares silenciosos — uma terra de mistérios escuros cheia de perigos estranhos ao mundo dos que vivem.

Tear do Destino: a estrutura divina na qual é tecida a Tapeçaria da Criação.

Terra dos Saqueadores, a: a Terra dos Saqueadores é um termo pejorativo cunhado pelo povo do Reino para designar uma aliança de minúsculos reinos e cidades-estados no leste do Limiar, mais propriamente chamado de Confederação dos Rios. Situada na Província do Rio, essas nações jamais se ajoelharam ou ofereceram tributo à Imperatriz Escarlate ou a seu Reino, a despeito das repetidas tentativas do Reino em subjugá-los. Os mais poderosos desses Estados são a enorme metrópole de Nexus, lar da Guilda; e Lookshy, lar da Sétima Legião de Draconianos sobreviventes da Era do Shogunato e de seu enorme acúmulo de armamentos da Primeira Era.

Usurpação, a: momento em que os exércitos de Draconianos e seus aliados Exaltados Siderais derrubaram os Exaltados Solares do poder. O resultado desse evento foi catastrófico e enfraqueceu o mundo contra o que viria mais tarde.

Wyld: o termo “Wyld” é usado para descrever tanto o caos sem forma que existe além dos pólos elementais quanto os lugares da Criação onde este caos se infiltrou, mais perceptíveis no rastro deixado pela invasão do Fair Folk que sucedeu o Grande Contágio.

Yozis: aparentados aos Abortados, os Yozis foram aprisionados além da Criação em seu turbulento reino de ferro e mármore negro, sob um enlouquecedor sol verde. Os Yozis constantemente planejam como escapar do reino demoníaco de Malfeas e destronar os deuses.

Yu-Shan: também chamada de Firmamento ou Cidade Celestial, essa metrópole do tamanho de um continente serve como habitação dos deuses e como lar do Tear do Destino, de onde se originou toda a Criação.

Lexicon S-Z

Crônicas de Exalted alyssonlago alyssonlago