Lexicon M-R

Malfeas: Malfeas é o reino demoníaco no qual os Yozis estão aprisionados. Este reino foi construído a partir do corpo do mais poderoso Príncipe Demônio, o próprio Malfeas.

Manse: uma Manse é uma estrutura de arquitetura mística usada para guardar e canalizar o poder de uma Demesne. A energia da Demesne é geomanticamente focada para a criação de uma hearthstone e também para ativar vários aspectos da própria estrutura.

Marca de Casta: todo Exaltado Celestial tem gravado em sua testa o símbolo de seu status. Essa marca, como a anima, é normalmente invisível, mas pode ser vista quando
um Exaltado usa Essência. Não existem dois tipos de Exaltados com uma marca igual, portanto, elas podem ser usadas para distinguir um tipo de Exaltado de outro.

Materiais Mágicos: oricalco, prata lunar, jade, metal estelar e aço espectral compõem os cinco materiais mágicos conhecidos. Esses materiais são encantados muito facilmente, e cada um ressoa com um tipo especifico de Exaltado. Essa ressonância faz com que qualquer item construído a partir de um dos cinco materiais mágicos e também sintonizado com a anima de um Exaltado torne-o sobrenaturalmente habilidoso e seguro enquanto o empunha. Além disso, o item assim construído é capaz de acessar os poderes de quaisquer hearthstone nele incrustado.

Mote: mote é a menor unidade indivisível da Essência, de acordo com os estudiosos e feiticeiros.

Necromancia: é uma forma de magia que utiliza a Essência negra, guardada no Submundo, para gerar poderosos efeitos negativos. A necromancia, atualmente, é praticada apenas pelos Senhores da Morte e seus servos, os Exaltados Abissais, mas foi originalmente desenvolvida pelos Exaltados Solares da Casta do Crepúsculo durante a Primeira Era. Como a feitiçaria, a necromancia caracteriza-se por três níveis de iniciação: Círculo do Solo Sombrio, Círculo do Labirinto e Círculo do Vácuo. Necromantes também podem praticar feitiçaria, mas o avanço em uma das artes inibe o desenvolvimento em outra.

Ordem Imaculada, a: essa é a religião estatal da Dinastia Escarlate. A fé Imaculada prega que a alma reencarna de novo e de novo através de várias vidas, até alcançar a perfeição e unir-se aos Cinco Dragões Elementais. A última encarnação antes da união com os Dragões seria como um Exaltado Terrestre, fazendo dos Draconianos o pináculo da Ordem Hierárquica Perfeita e os senhores naturais da Criação. A Ordem Imaculada reprova os cultos populares a espíritos de qualquer tipo, por acreditarem que eles seriam meramente funcionários celestiais em vez de verdadeiros deuses. No entanto, a própria Ordem predetermina uma época ao culto desses espíritos. Foi a Ordem Imaculada que estigmatizou os Exaltados Celestiais como Anátemas durante o curto período do Shogunato Draconiano. Os Monges Imaculados são conhecidos por suas habilidades em artes marciais e os monges draconianos são temidos por sua maestria em estilos elementais de artes marciais. A Ordem Imaculada também serve como organização de fachada para a Facção de Bronze dos Exaltados Siderais, permitindo que esses Exaltados moldassem continuamente o destino do Reino. A existência da Ordem tem permitido que
os Siderais de Bronze manipulem o curso do Reino há aproximadamente 800 anos.

Pária: um pária é um Exaltado Terrestre que não advêm de uma das Grandes Casas da Dinastia Escarlate, não serve como um monge da Ordem Imaculada, nem é um soldado de alguma legião. Por toda Criação há vários grupos de párias, como a Sétima Legião de Lookshy e as Bruxas da Floresta do Leste profundo.

Pólo Elemental: qualquer um dos cinco pontos cardeais da Criação. No norte está o Pólo Elemental do Ar, no leste está o Pólo Elemental da Madeira, no Sul está o Pólo Elemental do Fogo e no oeste está o Pólo Elemental da Água. Estes quatro pólos agem como a fronteira da Criação, além da qual existe apenas a Wyld. No centro da Ilha Abençoada existe o Pólo Elemental da Terra, o eixo central da Criação, responsável por manter a estabilidade dos demais pólos. Quanto mais próximo de um dos pólos elementais ativos, maiores são seus efeitos elementais, de modo que apenas os mais poderosos Exaltados ou elementais do tipo apropriado podem sobreviver em suas proximidades.

Primeira Era: esta foi a Era de Ouro vivida após a derrota dos Primordiais pelas mãos dos Exaltados, quando maravilhas e magias jamais sonhadas na Segunda Era foram bastante comuns. Considera-se que a Primeira Era se estende do fim da Guerra Primordial até o inicio do Grande Contágio, há aproximadamente oito séculos atrás. Muitos estudiosos, porém, ensinam que o verdadeiro fim da Primeira Era aconteceu uns 600 anos antes, com o assassinato dos Exaltados Solares.

Primordiais: termo usado para descrever aqueles que vieram antes dos deuses, e os primeiros a adentrar a Criação, vindos da matéria caótica da Wyld. Apenas dois primordiais sobreviveram intactos, Gaia e o Grande Inventor Autochthon. Os demais ou foram mortos, tornando-se Abortados, ou foram aprisionados, tornando-se Yozis.

Príncipe Demônio: qualquer demônio do Terceiro Círculo. Esses seres são espíritos ajudantes dos Yozis e cada um representa algum aspecto desses seres horrendos.

Reino: o império que, até recentemente, controlava toda civilização da Criação. Também chamado de Império Escarlate, o Reino nunca “governou” oficialmente e diretamente além da Ilha Abençoada, mas exige tributos em sua homenagem dos incontáveis outros governos locais. Esses governos são independentes na teoria, mas são pouco mais que estados fantoches. Desde o desaparecimento da Imperatriz Escarlate, o Reino ficou paralisado pela falta de comando. Há um fraco regente no Trono Escarlate, e as várias Casas da Dinastia Escarlate conspiram incansavelmente, cada uma buscando obter poder suficiente para colocar seu próprio candidato no Trono. Nestes Tempos de Tumulto, muitos tributários do Reino foram destituídos de suas guarnições e deixados à própria sorte. Enquanto alguns mantêm seu estado de Real vassalagem, alguns poucos declararam abertamente sua
independência. A maioria vem agindo com sutileza, mantendo seus tributos abaixo do exigido. Quem quer que tome o Trono se verá diante da monumental tarefa de reconquistar grande
parte dos antigos territórios do Reino.

Lexicon M-R

Crônicas de Exalted alyssonlago alyssonlago