Lexicon G-L

Gaia: ela é o espírito da Criação, mãe dos Dragões Elementais e avó de todas as coisas vivas nascidas na Criação. Gaia é na verdade um dos Primordiais, mas aliou-se aos
deuses pelo amor de sua consorte, Luna.

Grande Casa: qualquer uma das linhagens nobres que compõe a Dinastia Escarlate. Existem 11 Grandes Casas, e, juntas, elas formam a aristocracia que governa o Reino.

Grande Contágio, o: essa praga sobrenatural foi arquitetada pelos Senhores da Morte na esperança de exterminar toda a vida. Apesar de o mundo ter sobrevivido, muito da glória da Era anterior foi perdida, junto com 90% da população da Criação. Em seu rastro, o Povo Belo invadiu o mundo em grande escala e o teria destruído, se a mulher que passaria a ser conhecida como Imperatriz Escarlate não tivesse audaciosamente entrado na Mansão Imperial e se apoderado das defesas do Reino da Primeira Era. O Grande Contágio é popularmente conhecido como um marco do declínio da Primeira Era.

Grande Maldição, a: quando os Primordiais caíram pelas mãos dos Escolhidos de vários deuses, eles amaldiçoaram todos os seus algozes Exaltados. A maldição foi elaborada e vasta, e seus principais alvos eram os Exaltados, que foram eternamente amaldiçoados com ódio, descomedimento e infidelidade com relação a todos que participaram do assassinato dos Primordiais. A Grande Maldição perseguiu a todos os Exaltados desde aquele dia, mas foi um fardo que pesou mais intensamente sobre os ombros dos Exaltados Solares. Desde então, os Solares tem sido alvo de terrível melancolia e violentas explosões emocionais.

Grande Profecia, a: foi a predição, feita por um conclave reunindo todos os Exaltados Siderais, que decidiu a morte dos Exaltados Solares pelas mãos dos Draconianos. Preocupados com as crescentes condutas erráticas dos Solares, os Siderais profetizaram três possíveis futuros. Em um, eles não fariam nada e o mundo seria destruído. Em outro, eles tentariam guiar os Exaltados Solares de volta ao caminho da honra, com poucas chances de sucesso e, caso eles falhassem, o mundo se tornaria um lugar de escuridão e miséria. No terceiro, eles eliminariam os Solares e o mundo continuaria como estava, reduzido, mas incólume. Os Siderais decidiram que este último futuro era o melhor para garantir a sobrevivência da Criação. Assim, eles conspiraram junto aos Exaltados Terrestres para torná-lo realidade.

Guilda, a: esta organização é uma vasta rede de mercadores que negociam bens de todos os tipos, de gêneros alimentícios, tecidos e trabalhos em metal até drogas entorpecentes e escravos humanos. A Guilda não é inclinada para o bem ou para o mal. Sua única preocupação é o lucro. Se alguma coisa é lucrativa, esteja certo que a Guilda o faz, já fez ou fará, assim que isso chamar a atenção de seus príncipes mercantes. Apesar de estar estabelecida na cidade de Nexus, a Guilda opera em toda Criação.

Hearthstone: esse cristal do tamanho e formato de um ovo é feito de pura energia mágica solidificada, advinda do centro de uma Manse. Se um Exaltado entra em sintoniza com uma Manse de onde vem uma hearthstone e carrega a pedra consigo em um aparato focal construído a partir de um dos cinco materiais mágicos, ele pode extrair o poder guardado na Demesne para realizar feitos miraculosos. O poder e a natureza desses feitos dependem do aspecto da Demesne. A precisa manifestação de poder, porém, é baseada no método de focalização geomântica de Essência da arquitetura mística da Manse.

Ilha Abençoada: é a ilha-continente localizada no centro da Criação. Rodeada pelo Mar Interior e a semanas de distância do porto mais próximo no Limiar, a Ilha Abençoada é o centro do Reino e o domínio inquestionável dos Draconianos.

Imperatriz Escarlate, a: durante o Grande Contágio, foi ela quem bravamente tomou o controle do Grid de Defessa do Reino e usou seus antigos artefatos mágicos para salvar a Criação da invasão do Povo Belo. A partir de então, ela coroou-se Imperatriz do Reino — usando seu controle das defesas do Reino para esmagar os opositores — e foi governante do mundo pelos 750 anos seguintes. Seu desaparecimento, há cinco anos atrás, perturbou o status quo da Criação, tendo o retorno dos Exaltados Solares apenas piorado a situação.

Limiar: estudiosos denominam como Limiar tudo que está situado entre os litorais da Ilha Abençoada e os quatro pólos elementais que definem a fronteira da Criação. Mais precisamente, é o termo usado para designar o anel de reinos, principados, satrápias e cidades-estados próximos ao Mar Interior.

Luna: Luna é uma ardilosa divindade de muitas faces, aparecendo igualmente como homem e mulher. Luna é consorte de Gaia e uma feroz guerreira quase equiparável ao Sol Indomável, além de ser, também, a mãe e o patrono dos Exaltados Lunares.

Lexicon G-L

Crônicas de Exalted alyssonlago alyssonlago